Casa de Vinicius de Moraes

Em Itapuã está a casa onde morou na Bahia um dos grandes ícones da cultura brasileira, Vinicius de Moraes. Encantado pela diversidade da terra e embalado pelo amor à atriz Gessy Gesse, Vinicius mudou-se para Itapuã no início dos anos 70, vivendo ali uma fase muito inspirada de sua vida.

Preservada em sua arquitetura original, a casa hoje abriga o Memorial Casa di Vina, onde estão expostos objetos, fotos e documentos da história do casal e da pouco conhecida passagem do poeta pela Bahia. Na visita podem ainda ser apreciadas antigas esculturas e azulejos do artista plástico Udo Knoff e o painel pintado por Bel Borba em homenagem à amizade de Vinicius com o pintor Calasans Neto. A intervenção artística do espaço é inspirada nas histórias contadas por Gessy Gesse em seu livro "Minha Vida com o Poeta" e o acervo gentilmente cedido pela atriz.

Buscando dar continuidade ao hábito de Vinicius de promover rodas de música e poesia em sua casa, o Memorial realiza eventos culturais como o projeto musical Noite di Vina. Em clima de sarau intimista, o Noite di Vina tem recebido renomados artistas da cena baiana e brasileira, a exemplo de Ganhadeiras de Itapuã, Xangai, Gereba Barreto, Manuela Rodrigues, Luciano Salvador Bahia e Claudia Cunha.

Fonte: http://casadivinabahia.com.br/memorial/
Endereço: Rua Flamengo 44 - Farol de Itapuã - Salvador-Bahia 
Telefone: (71) 3014-8730